Plano distrital para a próxima época de incêndios foi apresentado em Torres Vedras

  • -
florestais

Plano distrital para a próxima época de incêndios foi apresentado em Torres Vedras

O plano de operações distrital para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios foi apresentado no dia 28 de abril último, no salão nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

A abrir a sessão o presidente da Câmara Municipal salientou a importância do poder local na prevenção de incêndios, nomeadamente por meio do trabalho de prevenção realizado pelos gabinetes técnicos de prevenção florestal. Carlos Bernardes referiu também a importância das equipas de sapadores florestais na componente da prevenção, tendo por isso apelado à integração dos mesmos nos quadros de pessoal dos municípios.

Seguiu-se a apresentação do referido plano por Carlos Mata, comandante operacional distrital de Lisboa, que salientou a importância do apoio das autarquias e entidades locais na prestação de socorro.

A terminar teve a palavra o secretário de Estado da Administração Interna, que afirmou ter acolhido com agrado a ideia da integração dos sapadores florestais nos quadros dos municípios. Jorge Gomes também salientou a importância do papel destes na proteção civil, tendo revelado que é sua intenção descentralizar competências para as câmaras municipais e criar atribuições para as juntas de freguesia nessa área.

Segundo a caracterização do distrito de Lisboa em termos florestais, o concelho de Torres Vedras integra-se num “conjunto importante de manchas florestais de eucalipto”, com “vulnerabilidade elevada e com importância económica para a conservação e para o enquadramento e estética da paisagem”.

Fonte: Badaladas


Em caso de Urgência ligue 112 ou 261 322 122