Mensagem do Presidente

FELIZ 118º ANIVERSÁRIO, BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TORRES VEDRAS!

No próximo dia 16 de Outubro a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras celebra o seu 118º aniversário. Fundados em 11 de Outubro de 1903 por um conjunto de homens generosos e de grande valor, os Bombeiros de Torres Vedras têm vindo, ao longo do tempo, a ser reconhecidos pela sua generosidade, prontidão, abnegação, conhecimento e por honrarem, sempre, a máxima “Vida por Vida”.

Nos últimos meses, desde o aparecimento da COVID-19, mais uma vez, os nossos Bombeiros estiveram à altura da sua história e disseram, PRESENTE, sendo os responsáveis pelo transporte da maioria dos doentes suspeitos/contaminados. Porque salvar vidas implica sempre alguns riscos, apesar de todos os cuidados, tivemos um total de 44 Bombeiros contaminados e em confinamento. Mas, apesar desse constrangimento, o esforço de todos permitiu que o nosso serviço se tenha mantido sempre 100% operacional.

Pessoalmente, não esperava outra coisa, mas não posso deixar de agradecer publicamente aos nossos Bombeiros de Torres Vedras, nesta altura tão difícil das nossas vidas, tudo o que fizeram pela população do Concelho. Mas, a COVID-19 teve muitas implicações e, entre outras coisas, obrigou-nos, há 1 ano atrás, a celebrar o nosso 117º aniversário de forma reduzida e sem convidados (com exceção do saudoso Dr. Carlos Bernardes, Presidente da Câmara à data). Esperamos, agora, apesar de tudo, poder celebrar o nosso 118º aniversário de forma mais “normal”, até porque, este ano, coincidindo com essa celebração, vamos celebrar a passagem ao Quadro de Honra – por atingir o limite de idade – do nosso atual Comandante do Corpo Ativo, Dr. Fernando Barão.

Depois de quase 50 anos de Bombeiro, dos quais 31 como Comandante desta corporação, retira-se um Homem que honrou esta Associação, honrou o Concelho de Torres Vedras e honrou a causa dos Bombeiros. Reconhecido pela sua permanente disponibilidade e pelo seu reconhecido saber e profissionalismo, é um Homem que marcará e servirá de exemplo as gerações futuras de Bombeiros. Por isso e por tudo o que nos deu, digo:
MUITO OBRIGADO, COMANDANTE FERNANDO BARÃO!

Na mesma data, tomará posse o novo Comandante do Corpo Ativo, Dr. Hugo Jorge. Unanimemente reconhecido pelas suas capacidades de Bombeiro e de liderança, estou certo de que o 7º Comandante dos Bombeiros de Torres Vedras é um digno sucessor de uma geração de Comandantes que souberam sempre servir a população de Torres Vedras e liderar uma das corporações mais prestigiada dos Bombeiros Portugueses.
BOM TRABALHO, COMANDANTE HUGO JORGE!

Trata-se, portanto, sem dúvida, de uma celebração especial, que vai marcar o ano de 2021 da nossa Associação, um ano cheio de desafios que continuamos a enfrentar e a lutar pelo bem de todos os Torrienses.
VIVA OS BOMBEIROS DE TORRES VEDRAS!

Torres Vedras, 5 de Outubro de 2021

Guilherme Ferreira

Presidente da Direção da AHBVTV


Em caso de Urgência ligue 112 ou 261 322 122