Bombeiros apresentam candidatura para a requalificação do quartel

  • -

Bombeiros apresentam candidatura para a requalificação do quartel

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras apresentou uma candidatura ao programa de fundos comunitários Portugal 2020 para a ampliação e requalificação de parte das instalações do quartel.

De acordo com o presidente da direção, Gonçalo Patrocínio, constantes infiltrações nas camaratas e a má conservação dessa parte do edifício, que data de 1984, levaram a associação a desenvolver um projeto que permitirá não só resolver o problema, como criar novas salas de formação, ampliando igualmente o espaço de quartos e salas de comando e dos chefes.

A intervenção, orçada num total de 160 mil euros, contempla ainda a substituição dos antigos portões de ambulâncias e carros de fogo, que têm mais de 20 anos.

“Se a nossa candidatura for aprovada, teremos um encargo de 15 por cento do valor total, entre 25 a 30 mil euros, no qual a Câmara Municipal também se prestou a comparticipar. É um esforço financeiro que estamos a tentar enquadrar no orçamento do próximo ano, assim venha o projeto aprovado”, explicou Gonçalo Patrocínio.

Agora é preciso aguardar por uma resposta e, ainda que sem perspetivas de prazos, a associação gostaria de poder concretizar a obra em 2017. “Os espaços de formação fazem-nos muita falta. A formação é essencial hoje em dia para termos um socorro cada vez mais eficaz”, sublinha aquele responsável, adiantando ainda que na sequência dessa intervenção os bombeiros têm pensado também investir na requalificação do espaço da academia e da banda de música. “Com esta obra vamos libertar espaço para eles. Já temos o projeto de alteração e só estamos à espera do orçamento. Necessitamos de espaços não só para as aulas de música, como também um espaço maior para a sala ensaio”, dando resposta à procura cada vez maior na área da formação musical.

Com 60 alunos inscritos, a academia “está a ser uma aposta ganha, com uma procura superior a outros tempos. Penso que os pais e as famílias já perceberam que o nível de qualidade da formação musical é bastante elevado, e que todo o envolvimento com a prossecução para a banda, e para as duas bandas juvenis, é muito interessante para as famílias e para a formação musical e cultural dos jovens”, concluiu Gonçalo Patrocínio.

Fonte: Badaladas


Em caso de Urgência ligue 112 ou 261 322 122